Lista de Verificação: Lista de Alinhamento ao Processo Gerência de Projetos
Alinhamento ao processo Gerência de Projeto norma ISO/IEC 29110
Relacionamentos
Descrição Principal

Percorra a lista de perguntas de forma a identificar se os processos atuais estão alinhados a estas melhores práticas indicadas.

Para cada item há uma descrição e a disponibilização do link para a atividade detalhada, de maneira que caso a organização não exerça tal atividade possa compreendê-la e iniciar o seu desenvolvimento.

Itens de Verificação
1. É realizado um planejamento para os projetos?

Como a organização realiza o planejamento do projeto? São considerados o planejamento das tarefas, recursos, equipe, esforço, custo e riscos? Este planejamento é documentado em um plano de projeto? 

1 Atividade Planejamento de Projeto descreve todas as tarefas sugeridas para realizar o planejamento do seu projeto.

1.1 É definida uma estratégia de controle de versão?

A organização possui uma estratégia definida para realizar o controle de versão do software?

Em PM Estratégia de Controle de Versão são sugeridas ferramentas para realizar o controle de versão do desenvolvimento do software.

2. O plano do projeto é seguido?

É realizada a implementação do plano do projeto? As atividades descritas no plano são monitoradas? Caso surjam mudanças em relação ao planejado, estas são analisadas e registradas?

Na 2 Atividade Execução do Plano do Projeto estão detalhadas todas as tarefas sugeridas para implementar o plano do projeto.

2.1 É realizado um acompanhamento das atividades?

O andamento das atividades é acompanhado? Os progresso dos produtos de trabalho em relação ao planejado é acompanhado?  São estabelecidos procedimentos para coletar e enviar dados, avaliar o trabalho e os resultados e para tomar ações corretivas quando necessário?

Veja a descrição detalhada de como realizar o monitoramento em: PM Monitorar o Plano do Projeto

2.2 São realizadas reuniões de revisão?

A organização realiza reuniões com a equipe de trabalho para avaliar a qualidade do projeto?

Veja como realizar em: PM Reuniões de Revisão

São realizadas reuniões com o cliente de maneira que mudanças sejam negociadas e registradas no plano do projeto?

Veja como realizar em: PM Reuniões de Revisão com o Cliente

3. Os projetos são controlados?

Há uma avaliação do desempenho do plano do projeto de acordo com os compromissos documentados?

Veja como realizar essa avaliação a partir das tarefas da 3 Atividade Avaliação e Controle do Projeto.

3.1 O progresso das atividades é avaliado?

Existem medidas do progresso das atividades e seus produtos de trabalho? São avaliados cronograma, esforço e gastos? Há uma metodologia para avaliar o desempenho do projeto?

Na atividade PM Avaliar o desempenho do projeto são descrito em detalhes as sugestões de técnicas e metodologias para a análise do desempenho do projeto.

3.2 São estabelecidas correções para os problemas?

Ações para correção de problemas de desvios e riscos identificados são estabelecidas e monitoradas até o seu término?

Saiba como estabelecer correções em: PM Correções Problemas de Desvio

4. A conclusão do projeto é formalizada?

Existe uma formalização para a conclusão do projeto, de maneira que forneça apoio para a aceitação e receba o registro de aceitação assinado? São providos os produtos e a documentação do projeto de acordo com os requisitos do contrato?

Veja mais em: PM Formalizar Conclusão do Projeto